Inventos e inventores

A Croácia é considerada a pátria de numerosas invenções que mudaram a humanidade, algumas das quais ainda hoje são utilizadas na vida quotidiana.

1617: para-quedas. O polímata, inventor, filósofo e lexicógrafo Faust Vrančić (1551 – 1617) foi o primeiro a fabricar um paraquedas com tecido esticado sobre uma estrutura de madeira, supostamente testado com o salto de uma torre em Veneza. Descreveu-o pormenorizadamente, juntamente com outras 56 invenções, na sua obra Novas Máquinas, onde chamou ao pára-quedista o homem voador (Homo volans). Publicou também o Dicionário das Cinco Línguas Europeias Mais Eminentes (1595), o primeiro dicionário impresso em croata.

1861: torpedo. Em 1861, o oficial naval e inventor Ivan Blaž Lupis (1813 – 1875) construiu um protótipo de uma arma explosiva que podia ser utilizada para atacar navios inimigos. De acordo com Lupis, a fábrica de Rijeka desenvolveu a sua ideia e foi a primeira no mundo a produzir em massa torpedos muito semelhantes aos atuais. Hoje em dia, as soluções técnicas do torpedo de Rijeka são utilizadas para fins pacíficos.

Homo volans (Homem voador) de Faust Vrančić
Peter Salcher
Fábrica de torpedos em Rijeka por volta de 1905.

1887: fotografia «supersónica». O austríaco Peter Salcher (1848 – 1928) foi professor de física na Academia Naval de Rijeka. Foi o primeiro no mundo a realizar um registo fotográfico ultrarrápido dos fenómenos que acompanham o voo de uma bala de canhão pelo ar.

1891: datiloscopia. Ivan Vučetić (1858 -– 1925), criminologista, em 1884, emigrou para a Argentina, onde conseguiu emprego na polícia. É um dos fundadores da dactiloscopia. Desenvolveu um sistema de classificação de impressões digitais e aplicou-o para resolver casos criminais.

1897: dirigível. O construtor húngaro, David Schwarz (1850 – 1897), construiu o primeiro dirigível controlável com estrutura metálica. Devido à sua morte repentina, a glória da invenção foi para Ferdinand Zeppelin, que construiu o seu próprio dirigível com base no projeto de Schwarz.

1904: lâmpada com filamento em tungsténio. O químico e metalúrgico Franjo Hanaman (1878 – 1941), em Viena, juntamente com Alexander Just, desenvolveu um processo para a produção de um filamento de tungsténio e a sua aplicação numa lâmpada elétrica.

Ivan Vučetić
Slavoljub Penkala
Roldana mecânica de Mario Puretić

1906: caneta. O inventor de origem polaca, Slavoljub Penkala (1871 – 1922), patenteou inúmeras invenções que ainda hoje são utilizadas (garrafa térmica, escova de dentes giratória), mas a mais famosa é a caneta automática, que a fábrica de Penkala vendia a cerca de setenta países. Construiu também a primeira aeronave na Croácia em 1910 e é considerado o pai do hovercraft moderno.

1954: roldana de Puratić. Mario Puratić (1904 – 1993) mudou-se para os EUA em 1929, onde inventou uma roldana de navio para facilitar a retirada das redes de pesca do mar, que foi introduzida em todas as frotas pesqueiras do mundo.

1981: antibiótico azitromicina. Um grupo de cientistas do instituto de investigação da empresa farmacêutica Pliva sintetizou e patenteou a azitromicina, um novo tipo de antibiótico com um amplo espectro de ação e retenção prolongada no organismo. É o ingrediente ativo de um medicamento conhecido na Croácia como Sumamed, enquanto a empresa americana Pfizer o vende sob licença como Zithromax e a empresa checa Zentiva como Azitrox.

A combinação de ciência, inovação e indústria

Inventores croatas criativos, uma tradição centenária de ensino superior técnico e científico, para além de um clima e condições empreendedoras favoráveis, especialmente enfatizados pela inclusão da Croácia nas tendências de integração europeia, contribuíram recentemente para a concretização de ideias e projetos em alta tecnologia. Cada vez mais centros científicos, empresas e as suas inovações neste segmento são reconhecidos também a nível global.

Escavadora MVD-XLP controlada remotamente para a mineração subterrânea, fabricada pela empresa zagrebina de Dok-Ing. Destina-se ao desenvolvimento e produção de equipamentos, máquinas e sistemas robotizados para desminagem, combate a incêndios e mineração.
Robô RONNA, destinado a auxiliar em operações neurocirúrgicas, foi desenvolvido na Faculdade de Engenharia Mecânica e Arquitetura Naval de Zagreb, em colaboração com o Centro Clínico Hospitalar de Dubrava e com o apoio financeiro da Agência Croata para Pequenas Empresas, Inovação e Investimentos. Até à data foram desenvolvidas quatro gerações do sistema.
Fuso motorizado de alta velocidade com motor linear da empresa HSTEC, de Zadar, que desenvolve, projeta e fabrica máquinas de processamento especiais e outros produtos do domínio da automatização industrial e da robótica.
Banco inteligente Steora é um produto da empresa Include, sediada em Solin, especializada no desenvolvimento, design e produção de soluções tecnológicas sustentáveis ​​para cidades inteligentes, especialmente nas áreas de conetividade pública, gestão de resíduos e medição da qualidade do ar.
Amphinicy Technologies de Zagreb é um dos principais produtores mundiais de suporte de software para empresas do setor dos satélites, operadores de satélites e fabricantes de peças, bem como para fornecedores de serviços de comunicação de banda larga.
Fábrica Applied Ceramics de Sisak desenvolveu a produção de peças semicondutoras de cerâmica e outros materiais cristalinos de pureza excecional, que, devido às suas características de alto desempenho, se destinam às necessidades especiais dos clientes da indústria de alta tecnologia.