Croatas nos países vizinhos
- Detalhes
Para além da República da Croácia, os croatas também vivem como habitantes autóctones nos países vizinhos e noutros países geograficamente próximos.
O maior número de croatas encontra-se na Bósnia e Herzegovina (aproximadamente 545 000 segundo o censo de 2013 e 760 000 segundo o censo de 1991), onde, juntamente com os bósnios e os sérvios, são um dos três povos constituintes. Nas partes da Bósnia do norte, sudoeste e centro, são a maioria, enquanto a Herzegovina ocidental é uma das áreas croatas etnicamente mais homogéneas em geral.



A segunda maior comunidade étnica croata encontra-se na província sérvia de Voivodina. Aí, os croatas são particularmente numerosos em Subotica e nos seus arredores, bem como em Sombor e Novi Sad. De acordo com o censo de 2011, existiam 58 000 croatas na Sérvia, mas como uma parte das pessoas de origem croata se declarou sob nomes regionais ou subétnicos (Bunjevci, Šokci), o número de croatas poderia atingir cerca de 100 000. No Montenegro, a comunidade étnica croata (6000 – 10 000) vive na Baía de Kotor. No Kosovo, existem comunidades étnicas croatas nos povoados de Janjevo e Letnica (1800). Na Eslovénia, os croatas (40 000) estão estabelecidos principalmente nas cidades maiores e ao longo da fronteira com a Croácia.
Noutros países das imediações da Croácia, a comunidade croata mais conhecida encontra-se no estado federal austríaco de Burgenland (Gradišće, cerca de 50 000), e os seus membros são descendentes de emigrantes croatas do século XVI. Em 1955, a Áustria garantiu aos croatas de Burgenland direitos especiais num tratado estatal. O mesmo subgrupo étnico croata inclui também croatas em partes vizinhas da Eslováquia (4000) e da Hungria (50 000), onde os croatas estão instalados ao longo da fronteira croata-húngara e nas cidades de Pécs, Mohács e Baja. Em Itália, existe uma comunidade croata mais pequena (2000) na província de Molise, enquanto na Roménia os croatas (6000) habitam várias aldeias em Banat. Todas estas minorias croatas são os restos de comunidades outrora numerosas, hoje amplamente assimiladas, pelo que os dados sobre o número de croatas, ou dos seus descendentes, são aproximados.