O Mar Adriático e as ilhas

O Mar Adriático é o golfo do Mar Mediterrâneo que mais se aprofunda no continente europeu. A sua forma atual foi criada pela subida do nível do mar em cerca de 96 m após a última Era Glacial no Pleistoceno, quando os vales e as bacias foram submersos, e as colinas se tornaram ilhas alongadas, separadas por canais marítimos. A costa croata no Adriático tem 1880 km de comprimento e ocupa a maior parte da costa oriental do Adriático.

A distância em linha reta entre os extremos norte e sul é de 526 km e, devido a vários golfos e baías, está entre os três litorais mais acidentados da Europa. Paralelas à costa, existem ilhas alongadas, separadas por canais, pelo que, com as ilhas, o comprimento total da linha de costa atinge os 6278 km, o que representa mais de 3/4 da linha de costa total do Mar Adriático. Em termos de comprimento da linha de costa, a Croácia é a terceira no Mediterrâneo, atrás da Grécia e da Itália. Devido à sua qualidade acidentada e às características geológico-estruturais, este tipo de costa é designado na literatura profissional por costa dálmata.
Fotografia panorâmica de uma parte das ilhas da Dalmácia do Norte que se estendem em cadeia paralela à costa, característica da costa dálmata.
Parque Nacional de Brijuni (proclamado em 1983), perto da costa ocidental da Ístria, inclui 14 ilhas, ilhéus e recifes.
Uma especificidade da ilha de Pag é a salina perto da cidade de Pag, que está em funcionamento desde o século XIII.

O Mar Adriático é relativamente pouco profundo, com uma profundidade média de cerca de 173 m. A parte norte é menos profunda que 100 m, e a maior profundidade (1228 m) está na parte sul (a chamada Bacia do Adriático Sul). A temperatura média do mar nos meses de verão é de 22 °C a 27 °C, e no inverno é mais baixa, cerca de 7 °C. A salinidade da água do mar na parte sul é de 38‰, o que é superior à média mundial, diminuindo em direção ao norte. As marés são mais altas na parte norte (até 0,8 m) do que na parte sul. A corrente marítima entra no Adriático ao longo da costa albanesa, e ao longo da costa croata flui com ramificações entre as ilhas em direção a noroeste.

A transparência do mar aumenta de norte (cerca de 20 m) para sul (máximo de 56 m) e é maior em mar aberto do que junto à costa. A água do mar apresenta diferentes tons de azul, dependendo do fundo. De um modo geral, o Mar Adriático, ao longo da costa croata, destaca-se pela sua extrema transparência e cor intensa, o que, juntamente com a costa pitoresca, contribui para uma paisagem única. Ao longo da costa e em redor das ilhas em alto-mar, existem pesqueiros de peixes azuis e brancos e o fundo do mar é rico em diversas espécies de crustáceos. A maiores profundidades, existem habitats para os corais vermelhos.

Parque Nacional de Kornati (proclamado em 1980), entre os arquipélagos de Šibenik e Zadar, abrange cerca de uma centena de ilhas, ilhéus e recifes.
Ilha de Susak, única pela sua composição predominantemente arenosa.
Ilha de Jabuka, formada de rochas eruptivas e protegida como monumento geológico natural.

À beleza natural e ao pitoresco da costa croata, contribui-lhes também o clima mediterrânico ameno, com 2400 a 2800 horas de sol por ano, o que a coloca entre as costas europeias mais soalheiras.

Ao longo da costa, existem 78 ilhas, 524 ilhéus e 642 recifes, razão pela qual a Croácia é justificadamente chamada a »terra das mil ilhas«. Embora as ilhas não representem mais de 5,8% da superfície da Croácia, a sua importância para a identidade geográfica do país é incomparavelmente maior. São, na sua maioria calcários, como a costa. As exceções são as ilhas de alto-mar – Jabuka e Brusnik, de origem vulcânica, e a ilha arenosa de Susak. Cinquenta ilhas são habitadas (a maioria delas com vários povoados). Embora o modo de vida dos ilhéus esteja tradicionalmente ligado ao mar (pesca, navegação, construção naval), cada ilha habitada é uma espécie de mundo em miniatura.

IlhaSuperfície em km²IlhaSuperfície em km²
Krk 405,8 Lošinj 74,7
Cres 405,8 Pašman 63,3
Brač 394,6 Šolta 59,0
Hvar 299,7 Ugljan 50,2
Pag 284,6 Lastovo 46,9
Korčula 276,0 Kornat 32,3
Dugi otok 114,4 Čiovo 28,8
Mljet 100,4 Olib 26,1
Rab 90,8 Vir 22,4
Vis 90,3 Murter 18,6

A localização na acidentada e extensa costa adriática, com um arquipélago único, permitiu à Croácia participar na navegação mundial desde a antiguidade. A Croácia é o único país eslavo em que a orientação marítima e mediterrânica está profundamente enraizada na tradição e no quotidiano dos seus habitantes.

De acordo com a Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar, a Croácia exerce soberania sobre a parte do Mar Adriático que lhe pertence, as águas marítimas interiores e o mar territorial (cerca de 31 000 km²), tendo em 2003 declarado uma zona piscatório-ecológica protegida, que abrange mais 23 870 km² de mar.